SABER ESTAR NA IGREJA,
SABER SER CRISTÃO
SER CRISTÃO:
Um cristão é uma pessoa que acredita em Alguém, mais do que algo. Esse Alguém é uma pessoa, um acontecimento, uma mensagem; não é uma doutrina nem uma teoria: é um estilo de vida, são atitudes. Um cristão acredita e faz tudo por Deus.
Um cristão é uma pessoa que ora, que se mantém aberto ao diálogo, agradece, reconhece, está, comunica-se e expressa-se em silêncio; pede, sobretudo, que se cumpra a vontade de Deus na sua vida. E reza em comum: é capaz de se solidarizar com os sentimentos dos outros e torná-los próprios.
Um cristão dá mais valor às pessoas que às verdades: porque Jesus veio salvar pessoas mais do que formular verdades.
Um cristão ama o próximo, ao estilo de Jesus: até dar a vida, até viver pelos outros. Só se pode amar a Deus como Ele quer ser amado e só se pode amar a Deus amando o próximo, fazendo próprias as suas alegrias e tristezas, as suas esperanças e angústias, sobretudo as dos pobres e dos que sofrem.
Um cristão celebra a Eucaristia: comprometendo, em união com outros cristãos, toda a sua vida nela; faz memória de Jesus, participa na oração, na fé e escuta a Palavra da Aliança com Cristo.
Um cristão pertence a uma Comunidade: não pertence só a uma Instituição, mas forma um grupo que, com laços humanos, se sente unido pela fé e pela missão de evangelizar. Um grupo solidário na salvação, no pecado, no arrependimento, no sofrimento e nas alegrias.
Um cristão chama a Deus Pai: vai mais além de uma ideia filosófica de Deus e mais além de Deus como uma divindade para as nossas necessidades. Admite a revelação de Jesus: Deus é Pai, é “Abba”, é amor, ternura e misericórdia de um Pai que quer ser chamado assim pelos seus filhos.
Um cristão sabe que é salvo: não vive na incerteza mas no agradecimento. Sabe que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que O amam (cf. Rom.8,30).
Um cristão tem vontade de salvar: não de condenar! Esforça-se por salvar o Homem como ele é, na sua circunstância concreta.
Um cristão vive em liberdade interior: sem admitir coacções pessoais, ideológicas ou legais. Não admite qualquer escravidão.
______________________
No final da formação, foram colocadas estas questões, referentes ao tema e que estão directamente ligadas a cada um dos elementos da família JEM.
1º Como ser cristão dentro do grupo JEM?
2º O que fazer para que o grupo JEM cresca como grupo cristão?
3º O que o grupo precisa de melhorar?
Para além das respostas em folha a dar aos resposáveis...o DESAFIO também pode ser partilhado por cada um de nós, família JEM, para conseguirmos compreender o que cada um pensa... o que move a cada um de nós aqui no grupo. Por isso deixa aqui a tua mensagem/desafio a cada um dos teus amigos. Esta é a tua nova casa.. usa-a !
6 comentários:
Ora bem vou ser eu a dar as honras desta nova casa que é a nossa casa! A casa do JEM!
respondendo as questoes:
1- sendo o JEM um grupo cristão, todos devemos ser cristãos no grupo. se somos A temos de ser A. como dentro do grupo ser cristao? bem temos de agir como cristãos que somos, amar Deus, amar o proximo como Jesus amou e temos como grupo, ser um grupo porque um cristão pertence a uma comunidade e com ela espalha a fé e a palavra.
2- Eu penso que o grupo deve-se unir mais..
3- eu acho que o grupo precisa de algo novo.. sei la algo que nos faça espevitar mais e mais e mais.. projectos algo assim =) eu ja sou um espevitado de natureza pa ir ao grupo e se tivessemos algo ainda mais aliciante do que vir ao grupo, aprender, partilhar, orar.. algo para trabalhar..
o grupo ainda é aquelas sementinha que dissemos que eramos no inicio, mas ja estamos a despontar as primeiras folhas eu acredito que sim!
Ser Cristão meus pequenos, é uma tarefa que tal como eu vos disse na formação, ultrapassa a ída às Celebrações todos os Domingos, e que nos dias que correm e com tanta agitação não é fácil de se fazer sentir.
Mas não existem impossíveis.
>>
Para mim, ser Cristão, é estar e pertencer ao Mundo que nos rodeia. É Olhar e perceber que ele precisa que cada um de nós esteja atento para o ajudar nas dificuldades em que se encontra.
É, voçes perceberem que o Mundo precisa da vossa humildade, carinho, devoção, responsabilidade, missão e também da vossa oração e compromisso.
Ser Cristão é ter o compromisso de querer ser mais e mais para os outros. Ser JEM é isso mesmo. O que vos dizem as siglas J. E. M.? Já pensaram nas palavras que estão presentes? São talvez duas das mais difíceis de juntar... Jovens e Missão.
E Voçes juntaram-nas, porque Acreditam. Acreditam que é possível a um jovem cristão fazer a diferença neste mundo. Por isso, FAÇAM-NA. Sejam puros de coração e fortes em projectos de realização pessoal e em grupo, ao encontro dos outros.
A minha caminhada, leva-me muitas vezes a pensar, sobre que caminhos a missão me leva.
Neste momento, levou-me a encontrar-me com voçes e a dedicar o meu tempo, que é bem gasto, e que me lança um desafio ainda maior... O de dar testemunho da minha fé a todos vocês. O de transformar o meu Ser Cristão em mensagem e formação a cada um dos elementos jo JEM. Estar com voçes tornou-se num orgulho que me leva a dedicar-me mais do que 2 vezes por mês ao vosso espaço em Nogueira... leva-me e à Paula também, a querer estar, todos os fins de semana, mesmo não sendo obrigatório.
Porque a nossa missão, a nossa missão e dedicação, são voçês.
Ser Cristão, é da Testemunho da vida.
Daniel Ferreira
Não conheço o grupo, mas a mim pareceu-me, pelo que li, que vão no bom caminho... :)
Muita força na vossa caminhada! Acima de tudo cresçam como de amigos, porque sem relações de amizade nenhum grupo aguenta... Eu estou aqui para assistir! :P
Beijinho*
Ser cristão é, de facto, muito mais que marcar presença na Eucaristia. O importante é que se aplique o que se ouve nas Celebrações no nosso quotidiano. Se isto não acontecer, a diferença entre estarmos presentes semanalmente na missa ou não, é praticamente nula.
Por isso, o importante é que vivamos o nosso longo caminho que é a vida, sempre confiando na Palavra daquele que nos deu a vida. Além disso, não podemos ficar com tudo para nós, temos que anunciar ao outro a Boa Nova que nos foi a anunciada a nós! Temos que dar a oportunidade aos outros de conhecer aquilo que nos faz felizes! E, agora, falando do nosso grupo, acho que é exactamente e principalmente isso que nos falta, testemunhar a Palavra que nos sacia a sede… a sede de felicidade! Talvez novas experiências, trabalhos mais dinâmicos entre outro tipo de actividades nos faça sentir mais e melhor a presença de Deus nas nossas vidas e, talvez aí, ganhemos a coragem que nos falta para anunciar sem medo a FELICIDADE que é Jesus!
Como membro do grupo Jovens em Missão rezo para que todos se sintam tocados e aliciados a viver a missão que Deus planeou para cada um de nós, assim como eu já me senti! Força amigos, não tenham medo de serem FELIZES! E mesmo quando os vossos colegas vos criticarem ou gozarem… levantem a cabeça, porque Deus falará pela vossa boca! Coragem*** vamos ser diferentes para assim sermos felizes
Ser cristão, para além de tudo o que ficou dito, e bem, também passa por admitir que a utilização do preservativo, entre os mais jovens e os menos jovens, não deveria ser vista pela Igreja como é, pois, os mais conservadores e mais "fundamentalistas" parece não quererem ver que o seu uso é, mau grado os argumentos em contrário, milhentas vezes preferível à terrível mortandade da SIDA.
Ser cristão é também acompanhar os tempos e fazer opções em defesa do próximo e, não, fazer finca-pé em teses medievais e completamente fora do nosso tempo.
Ser Cristão????
Um dos temas mais falados hoje em dia... Ser Cristão...
Para poder partilhar convosco o que me faz sentir cristão, o que me faz ser cristão poderia ser muito fácil, mas a verdade é que não o é.
Ser cristão é ser Cristo! Viver como um Cristão é viver como Cristo!
Todas as definições de Cristão só podem ter este denominador comum: Cristo!
Muitas vezes associamos muitas atitudes como sendo compativeis com aquilo que nós acreditamos mas serão o reflexo de Cristo????
Ninguém pode dizer que o é em plenitude mas poderemos sempre dizer que é o que queremos ser, para onde queremos caminhar, para onde queremos olhar, para onde queremos ser reflexo, podemos ser e fazer o mundo cristão!!!
Basta viver na caridade e na certeza que nós somos Cristo e Cristo somos nós.
Não percam tempo em definir um cristão, percam tempo em sê-lo cada vez mais e melhor...
Enviar um comentário