Sentimentos que nos levam a algo mais...
No passado fim-de-semana de 29 e 30 de Março, foi proporcionado ao nosso grupo JEM um Convívio Missionário em Fátima, nas instalações do Instituto da Consolata. Tivemos oportunidade de conviver com cerca de 70 jovens das mais variadas idades e pertencentes a outros grupos de jovens cristãos, onde destacamos um alegre grupo de Pascoalinos que participaram na Páscoa Jovem Missionária 2008 em Constância, terra de Camões.
No Sábado visitamos o Carmelo de S. José e tivemos o prazer de ouvir o testemunho da Superiora Cristina Maria, que nos explicou a sua vocação e como a descobriu. Descobrimos e assistimos assim uma outra forma de fazer e viver a missão: Aquela que é feita por detrás de umas “grades”, por meio da oração e sacrifício pela Igreja e por todos aqueles que sofrem! Ainda no Sábado, dividimo-nos todos em grupos e, foi-nos pedido que ordenássemos segundo o valor de importância algumas afirmações, para depois estas mesmas representarem os 10 mandamentos da paz solidária. “Interessar-se pela comunidade”; ”Promover o diálogo”, são algumas das afirmações que nos foram dadas, ou seja tudo aquilo que nos leva a ter uma relação como próximo e a ajudá-lo.
No Domingo assistimos e participamos na Eucaristia privada só para os jovens do CJM, onde para além de toda animação dos cânticos, participamos o ofertório, a oração universal. Logo depois da Eucaristia, partimos à descoberta das aventuras dos jovens pascoalinos, escutando atenciosamente o testemunho de todos eles, tendo ainda tempo para ver os projectos e trabalhos que fizeram através de vários vídeos. Nasceu uma grande amizade entre eles. Cada palavra, cada olhar, cada abraço entre eles, demonstrou o quanto ficaram unidos. Dizem que sentiram realmente o espírito da Páscoa! Um elemento do nosso grupo, Zé Pedro, participou e ficamos todos orgulhosos e simplesmente “babados” por termos agora alguém que nos transmita todo aquele espírito único que é viver a Páscoa Jovem!
TESTEMUNHOS
Oração; Reflexão; Missão; Paz; Alegria; Se descrevesse o Convívio com palavras, eram estas as que usava.
Para mim Fátima é um lugar mágico, sempre que estou lá, sinto-me realmente em paz. Sinto-me realizada. Sinto-me viva! Ao conviver com os outros grupos de jovens, troco palavras, troco sorrisos, é como se todos fôssemos uma família! Abordamos sempre temas importantes e que têm sempre algo que nos ensina, que nos alerta, que nos ajuda!
Este Convívio deixou marcas em mim. O testemunho da Superiora do Carmelo de S. José mexeu comigo. Sentia-me na disposição de ficar o dia todo a ouvir as palavras dela. Admiro alguém como ela. Alguém que se sacrifica assim, é alguém que para além de amar Deus, ama sem dúvida a Humanidade!
Ao ouvi-la, descobri sentimentos dentro de mim que queriam sair para fora. Senti algo que queria gritar. Algo que já há muito tempo num mero grito abafado me fazia já assim com o coração apertado quando falava em missão.
Quero sem dúvida fazer Missão na minha vida. Só de dizer estas palavras, só de as ler já sinto o tal aperto.
Sei que assim vou seguir o meu coração.
Sei que assim vou estar mais próxima do outro e poder ajudá-lo.
Sei que assim vou ser feliz!
Cristina
_______
CJM 2008. Como definir um Convívio assim? Digo só, que o simples facto de ter passado um fim-de-semana em Fátima, já me dá uma paz tremenda. Não há palavras para descrever o sentimento que me envolve quando entro naquele mundo, naquela espaço á parte que diz tanto e a tanta gente. Passei o fim-de-semana com vários grupos, onde se destacava um que passou pela experiência da Páscoa Jovem Missionária, e onde pude ver em todos eles um sorriso verdadeiro por terem encontrado Deus em si mesmos, por terem encontrado o início de um longo caminho a seguir. Sem dúvida que as palavras da Viviana fazem todo o sentido: “Quem não vir que aquele grupo encontrou Deus, está cego!”.
Dá vontade de sorrir apenas ao observar a amizade, a união, o sorriso que nasceu entre todo o grupo. Perceber que se descobriram a si mesmos, é sem dúvida algo que dá prazer olhar. A visita ao Carmelo impressionou-me. Falar com a Irmã Carmelita foi um dos momentos altos para mim. Perceber que as Irmãs possuem a verdadeira vocação, que têm Deus dentro de si e que vivem as suas vidas em clausura para orar pelos missionários, pelos sacerdotes, pelo mundo, é lindo de perceber. Elas, tal como a Superiora as descreveu, “São a raiz da árvore que é o Mundo.” Foi sem dúvida uma frase que me tocou. Suportam-nos com as suas orações e privações e nem nos apercebemos. O sorriso é de admirar, a alegria é contagiante. Foi um momento que não me vou esquecer.
As orações, as conversas, as actividades, tudo foi maravilhoso.
CJM... deixou-me sem mais palavras para descrever um convívio que não vou esquecer.
Cátia
________
Mais reportagens: - Fatima Missionaria - Homilia do Padre Norberto;
- Fatima Missionaria - Conversa com a Madre Superior do Carmelo
- Fatima Missionaria - Primeiros Momentos depois da Chegada
Cátia
Cristina Ruiiz
4 comentários:
Sim! Este convivio deixou marcas de facto!! Nao so pela diversao mas também e principalmente por aquilo que aprendi. Também a mim o encontro com a Irma Carmelita me marcou imenso! É fantastico como é possivel entregar-se daquela forma a Deus! É também fantástico ver a alegria na cara de tantos jovens, a alegria do encontro com o Senhor!
É daquele tipo de convivio que se recomenda a toda a gente!! Nao percam o do proximo ano! Pode ser que o Daniel repita a Bánia! xD
Todos falam desta Bânia... Eu estive lá e não me lembro de a ter visto a fazer a peça de Teatro... Esquisito. Pelos vistos fez um grande papel, para todos gostarem de a ouvir e inclusive quererem falar com ela...
Deve ser bem fresca essa cachopa...
Ainda bem que gostaram do teatro desse tal grupo onde a Bânia estava inserida e de todas as outras actividades presentes, incidindo principalmente no Carmelo de S. José...
Beijinhos a todos vós
|Daniel Ferreira|
Sou da opiniao do daniel.. nao vi bania nenhuma -.-'
Pa foi um fim de semana perfeito, pensei em assuntos da minha vida que tavam um cado de lado, senti-me muito bem a tocar guitarra com tanta gente ( embora fosse preciso um empurrao xD ) a visita ao carmelo foi muito interessante, vi missao onde pensei que nao existia, todos os momentos foram inesqueciveis! QUERO MAIS!
Lucho xD
eh eh nos estamos ali!! grupo maravilhaaquele..belas das minhas filhotas, bânia Cátia Banessa...saudadinhas
Enviar um comentário