terça-feira, 24 de junho de 2008

22/06/2008

FESTA DA CONSOLATA - 50 ANOS DE MISSÃO


No dia 22 de Junho, realizou-se quer no Cacém quer em Águas Santas, a Festa da Consolata. O JEM fez parte como convidados/trabalhadores na festa em Águas Santas, mostrando que a Consolata, casa que nos acolheu, criou e está a formar, é um simbolo para nós e um sitio onde gostamos sempre de ir.

Marcamos um local de encontro a porta da Consolata e lá ficamos a distribuir os papeis com as musicas que se iam cantar ( no qual faziamos tambem parte do coro, isso ja refiro ). Com a celebração a aproximar-se e a procissão de entrada a começar a formar-se os elementos do JEM foram para o local da celebração, o anfiteatro, e lá se colocaram com os outros Jovens Missionarios da Consolata (JMC) enquanto alguns elementos ficaram a distribuir o resto dos papeis pelas pessoas mais atrasadas. Quando acabaram dirigimo-nos para o anfiteatro para acabar de ver a Missa presidida pelo Padre
Fiorentini Aquiléo, Superior Geral do IMC. O Padre Fiorentini Aquiléo disse uma coisa que achei interessante e so depois me debrucei nela: ''...se não entendermos o que Deus quer de nós, façamos perguntas...'', uma frase a pensar.
No final da missa, ocorreu um dos momentos altos do dia, o envio missionario de Marcos Leandro, um fruto do Instituto de Aguas Santas que agora parte para a coreia ( ver abaixo )

Depois da Missa começou a hora do almoço com comida que as pessoas compravam sendo esse dinheiro todo revertido para a escola a ser ajudada no Brasil. Tudo o que for vendido nesse dia, o dinheiro reverte para a escola, como acontece em todas as festas o dinheiro ser revertido para um projecto da Consolata. Com o final do almoço, chegou a hora de mais uma ajuda do JEM na festa, a distribuição do caldo verde. O que foi uma pequena ajudinha ano passado, tornou-se a nossa funçao na festa, que com empenho a fizemos. Muitas panelas servimos, muitas tijelas, muitas pessoas, no final, foi com orgulho que demos a tarefa por concluida com sucesso. Foi bom, as pessoas eram muito simpaticas, ajudava-mos sempre que precisavam, foi muito bom.

A Festa desenrolou-se por duas partes distintas: A musica no Anfiteatro e os momentos mais reflexivos feitos pelo JMC. Haviam 3: O Oasis da Memoria, A Cidade Perdida e o meu preferido A Ilha do Silencio. ( ler abaixo )
No final da festa, ja todos cansados, ainda houve tempo para uma dança dos tempos por parte do JMC que juntou o tempo a cores.. o preto e branco de antigamente e a cor dos novos dias!

Ja depois de toda a gente ter abandonado o recinto, houve um jantar para os participantes com 3 momentos altos: A canção Vai Allamano cantada ao Superior do Instituto, a canção Onde Deus te levar dedicada ao Marcos e a Fogo Suave ( Musica de Fundo) dedicada ao Padre Mauricio pelo seu enorme trabalho realizado na consolata de Águas Santas agora que ele partiu de férias para junto dos pais na argentina!

No Final, mais um dia a recordar, pessoas sem voz, muita diversão, muito cansaço e ja se prospera mais uma actividade em Fatima, o JEM não para!









Links de Noticias da Fatima Missionaria:

Festa da Consolata prestes a começar
Homilia do Padre Superior do IMC
Momentos do JMC
Envio missionario de Marcos Leandro


Luis Filipe

6 comentários:

Anónimo disse...

qem me dera la ter estado !
:(

parabens, continuem com esse vigor !

ass: Soraya (JMC Centro)

Anónimo disse...

Grande Festa!

:)

Zé Pedro

Anónimo disse...

Foi uma grande festa :D

Este ano apareceu mais gente que o ano passado, o que é excelente :D


Adorei o programa e penso que tudo estava mt bem organizado!!

:DD


Consulata <3

Anónimo disse...

Esta festa é o retrato perfeito da união!

tantas pessoas a trabalharem para um bem comum! é fantástico!

bem...sem palavras mesmo! foi fantástica a festa!

Anónimo disse...

Em meu nome e da Paula, agradeço muito a vossa participação e dedicação por esta festa, consagrada à Nossa Sra da Consolata.
Estamos muito orgulhoso de todos vós por terem com responsabilidade, respondido ao apelo que vos foi proposto. A vossa dedicação ficou reconhecida e por muitos lembrada através dos vossos pólos "Jovens em Missão". A vossa Missão como jovens, ficou marcada!

E é com orgulho, que vos damos os parabéns por tudo o que fizeram neste dia tão especial, contando a cada ano que passa com uma dedicação cada vez mais profunda e missionária.

Por isso lembramo-vos: "Quem dá o que tem, recebe em dobro aquilo que precisa!"


Bejinhos e Abraços a todos vós,

Daniel e Paula

"JEM"

Anónimo disse...

Adorei a Festa!

é extremamente compensador ver que o nosso esforço é compensado por todo aaquele ambiente de entre-ajuda por parte de todos (quer fazendo parte da organizaçao quer convidado). Todos por um objectivo!
É caso para dizer: UM por Todos e Todos por UM!

É fabulástico mesmo!

(tive pena de nao ficar ate mais tarde, mas com exame no dia seguinte era complicado... =( e andei o dia todo "Perdida" xD)

beijinhos Rita