RETIRO DE AVENTO
"TUDO TEM SEU TEMPO"
Instituto Missionário da Consolata, Águas Santas
"É bonito ver-vos assim unidos!", foi a expressão simplista e emocionada de um pai, durante o momento final, o de oração, e será talvez a/ou a frase que mais marcará os JEM's (emocionados) que estiveram todo o dia no seu Retiro de Advento, e que ao mesmo tempo serve de mote e de motivação para os novos desafios que podem e devem surgir dentro do grupo.
Juntando o capítulo 3, 1-8 de Eclésias, "Tudo tem seu Tempo" aos momentos de reflexão e preparação do dia a curiosidade de todos em responderem às suas dúvidas diárias, fez com que, por exemplo, o almoço marcado para as 13h, ficasse adiado uma hora mais, para as 14h. Isto só, foi representativo das mais de 3 horas que quiseram passar em silêncio. Com isto, todas as expectativas para este retiro foram superadas.
Durante a tarde, entraram um pouco mais no espírito sempre aceso do retiro, acabando por discutir entre si os vários temas/ideias/desafios que lhes eram lançados. Após isso, preparam entre eles a Celebração Eucarística terminando-a recebendo o símbolo do retiro, uma pequena planta, representativa de um bambu.
Seguiu-se uma azafama nunca antes vista, quando souberam que a proposta de os pais irem à sobremesa do jantar de Natal, tinha um propósito...o de conhecerem e conviverem com o grupo. Todos os JEM's entraram em tal euforia/alegria que em pouco mais de 45 min., prepararam um pequeno teatro complementado com uma apresentação powerpoint terminando o dia com uma oração simplesmente fantástica, que deliciou os pais, emociou os JEM's e orgulhou os animadores do grupo.
Mas o momento alto, estava ainda para chegar, quando todos foram convidados para a oração... As várias famílias presentes neste momento, ficaram simplesmente extasiadas com o que se depararam...até que responderam ao apelo de quererem deixar a sua palavra de incentivo e de coragem para o futuro. "Continuem, continuem assim!", foi mais um comentário que ouviram, choraram e sentiram os elementos do grupo.
Mas acima de tudo, ficam aqui os testemunhos dos JEM's:
"O Homem tem tempo para se divertir, tempo para insultar, tempo para magoar, tempo para relaxar, tempo para acarinhar, tempo para tudo e mais alguma coisa. E para Deus? Era este tempo para Deus que os JEM precisavam. As faltas cometidas no passado precisavam de ser corrigidas. Assim sendo, surgiu a ideia de um retiro, que se realizou no passado dia 21 de Dezembro de 2008, nos Missionários da Consolata. Digo, em primeiro lugar, que me sinto satisfeito pelo número de elementos que participaram, com a vontade de parar, escutar e mudar. Mas o mais importante de tudo não se baseou na adesão do grupo, mas no espírito comunitário e fraterno!
Sinto que a chama do grupo voltou a acender e que tudo isto é apenas o início de uma nova etapa! Devo também focar e enaltecer a presença dos pais. É sempre importante saber o que os seus filhos fazem ao Sábado de tarde. O momento da oração foi de facto o ponto alto, pois tal como disse o pai de uma jovem, “É bom ver-vos assim unidos!”. Que a união e o espírito missionário tenham vindo para ficar!"
José Faustino
"Foi preciso tempo. Tempo para parar, tempo para pensar, tempo para reflectir, tempo para juntar peças do puzzle, tempo para escolher caminhos e tempo também para diversão e convívio. O Retiro foi muito bom para mim, na medida em que estava com muito na minha cabeça, em stress, em autêntico parafuso, porem fez-me bem parar e fazer silêncio.
Silêncio esse que me fez pensar nas minhas prioridades, na minha vida, no meu tempo. Fiz um novo amigo neste retiro, o JEMIE, a minha planta de bambu, símbolo do nosso retiro, que vou cuidar com tempo e paciência. Nem tudo foi silêncio e meditação, a parte do convívio com os pais foi óptima. Mostrarmos aos pais aquilo que fazemos foi enriquecedor e motivador para o futuro. Para mim a melhor parte foi a oração com os pais, acho que além de uma oração muito bem construída e com símbologia, acho que os pais adoraram, o que nos motiva a nós e a eles.
Em suma, foi o que precisava, no momento que precisava e que o grupo precisava."
Luis Filipe
"Reflexão, paz e união são as palavras que descrevem este dia! Existiram especificamente quatro momentos do retiro que me tocaram profundamente: a parte da manhã, o silêncio; a eucaristia do JEM; a preparação das actividades para os pais e dos postais para o 'amigo secreto'; e a oração com os pais.
O silêncio ajudou-me a conquistar a paz interior que já há bastante tempo não sentia e a estabelecer mais concretamente as minhas prioridades. Referindo-me à Eucaristia, saliento o facto de poder constatar que estamos mais autonomos no que diz respeito à preparação dos momentos solenes e dos cânticos e, também, o facto do evangelho da semana ser a anunciação do anjo a Maria, o que engrandeceu muito a celebração, pois é um evangelho que me diz e faz reflectir muito.
Além da enorme azafama que caracterizou o momento da preparaçao das actividades, eu apreciei-o muito! Isto porque sabia que este trabalho todo seria muito importante para que o grupo pudesse adquirir mais bases através do apoio dos pais, e porque esse mesmo apoio poderia ser conseguido através da oração, pois seria o momento ideal para lhes conquistar o coração e traze-los para o 'Mundo Missionário'. Por último, o momento da oração foi especialissimo pois, foi a concretização de tudo aquilo que tinhamos planeado, seguida da avaliação positiva dos pais. Já agora, deixo aqui uma mensagem para eles: O vosso apoio é insubstituivel! Ajudem-nos a testemunhar o baptismo que nos deram!"
Marta Santos
Bem o que foi para mim o retiro... dificil... mas uma optima sensação!
O retiro fez-me bem para pôr uma ideiazinhas no lugar pois estavam muito desarrumadas na minha cabeça! E foi optimo ver o grupo a trabalhar para o mesmo, E principalmente com força e vontade de o fazer! Adorei a parte dos pais terem participado na oração (apesar dos meus nao terem ido), porque eles nunca fizerem algo como aquilo!
E foi bom para eles verem e principalmente sentirem aquilo que nós fazemos todos os sabados! Viram os nossos momentos de oração, de trabalho e também os de brincadeira! Mas acho que mesmo nesses momentos, apesar das brincadeiras tontas, eles continuaram com muito orgulho no grupo, e isso é que é importante!
Sílvia
"No passado dia 21 de Dezembro eu fui ao retiro com os restantes elementos do Jem. Nunca tinha ido a um retiro, e por isso este assumiu para mim uma importância única. Posso dizer que foi um dos poucos momentos da minha vida em que realmente parei; lá tive tempo para pensar em coisas que normalmente nunca penso, quer por falta de tempo quer por não querer pensar nelas.
No dia-a-dia raros são os momentos em que estamos realmente sozinhos, no meu caso apenas à noite quando vou dormir, mas lá, na Consolata, na parte da manhã, estivemos realmente sozinhos, em silêncio. Este silêncio era importante que se fizesse, pois ouvimos melhor Deus, quando estamos em silêncio. Por vezes, no nosso quotidiano, andamos em tal correria, que nem nos apercebemos da presença de Deus, pois é difícil escutar alguém com tanta agitação com tanto barulho. Lá parei, não parei para ouvir as folhas das árvores a cair, parei para escutar Deus e ouvir melhor o que ele me queria transmitir, e por isso pensei em toda a minha vida, no caminho por onde tenho andado e aquilo que tenho vindo a fazer e a conquistar. Lá tive momentos únicos, momentos de encontro comigo própria e estes momentos serviram para me certificar que tenho seguido o caminho certo. Este caminho certo não é um caminho fácil, mas é um caminho que tem vindo a ser iluminado por a presença de Deus nele.
Tracem também o vosso caminho e pensem realmente se o caminho que traçaram é o caminho certo….repito o caminho certo é aquele onde Deus está e não aquele por onde a maioria dos jovens andam, por ser fácil por provocar euforia, pois este caminho não tem a luz de Deus, tem apenas uma luz falsa que num clique desaparece e apaga-se!"
Susana
Não tive a possibilidade de participar inteiramente no retiro, mas estive presente no jantar de Natal no convívio com os pais. Gostava de ter participado neste retiro,mas como não podemos participar em tudo, porque ás vezes a familia é muito mais importante e isso reflectiu-se durante o dia oa estar com eles. Este fim de retiro fez-me pensar que ás vezes a amizade é muito mais profunda e clara. Vi na cara dos meus colegas a felicidade, porque para mim ver o JEM assim, é o que me faz mais feliz e por isso no domingo emocionei-me a ver ao forma unida e profunda como todos estivemos com grupo.
Como disse, o JEM será sempre para mim o meu refugio, a minha alegria, e foi o que me deu vida, para eu conseguir criar um projecto de vida. Agora digo com confiança e certeza que vocés para mim foram o melhor que me aconteceu em toda a minha vida. OBRIGADO pelo o fim de tarde que me propocinaram-me!
Tiago Sá
"Este foi o meu primeiro retiro. Foi uma experiência maravilhosa!
Eu não conhecia o que era fazer um retiro. Mas agora, não! Sei em que consiste e acho fantástico. Gostei da parte da manha, quando estive a reflectir sozinha. Ajudou-me muito a ouvir o meu coração e a melhorar a minha atitude! A conversa com a Sandra foi muito interessante, partilhamos ideias e isso fez-me sentir bem. Descobri um grande problema na minha vida que só eu posso contornar: tenho de organizar bem o meu tempo para que seja útil para mim e para todos!
Ouvi pensamentos e palavras que me deixaram arrepiada… engraçado como pessoas que passam por nos têm palavras tão sábias para nos dizer!
Da parte da tarde, gostei de ouvir o Padre Brito. As palavras que nos disse são muito importantes e uma coisa que não podemos esquecer é que “a minha vida só presta se prestar para os outros” e como posso ser feliz se não conseguir fazer feliz os outros?! …
Em suma, este retiro foi maravilhoso! Renovei energias que pensava já não as ter e agora sei que consigo, pelo menos vou tentar, dar ao grupo aquilo que é necessário! Porque o mais importante é ESTARMOS UNIDOS!"
Vânia Pereira








JEM - Jovens Em Missão
"TUDO TEM SEU TEMPO"
Instituto Missionário da Consolata, Águas Santas
"É bonito ver-vos assim unidos!", foi a expressão simplista e emocionada de um pai, durante o momento final, o de oração, e será talvez a/ou a frase que mais marcará os JEM's (emocionados) que estiveram todo o dia no seu Retiro de Advento, e que ao mesmo tempo serve de mote e de motivação para os novos desafios que podem e devem surgir dentro do grupo.
Juntando o capítulo 3, 1-8 de Eclésias, "Tudo tem seu Tempo" aos momentos de reflexão e preparação do dia a curiosidade de todos em responderem às suas dúvidas diárias, fez com que, por exemplo, o almoço marcado para as 13h, ficasse adiado uma hora mais, para as 14h. Isto só, foi representativo das mais de 3 horas que quiseram passar em silêncio. Com isto, todas as expectativas para este retiro foram superadas.
Durante a tarde, entraram um pouco mais no espírito sempre aceso do retiro, acabando por discutir entre si os vários temas/ideias/desafios que lhes eram lançados. Após isso, preparam entre eles a Celebração Eucarística terminando-a recebendo o símbolo do retiro, uma pequena planta, representativa de um bambu.
Seguiu-se uma azafama nunca antes vista, quando souberam que a proposta de os pais irem à sobremesa do jantar de Natal, tinha um propósito...o de conhecerem e conviverem com o grupo. Todos os JEM's entraram em tal euforia/alegria que em pouco mais de 45 min., prepararam um pequeno teatro complementado com uma apresentação powerpoint terminando o dia com uma oração simplesmente fantástica, que deliciou os pais, emociou os JEM's e orgulhou os animadores do grupo.
Mas o momento alto, estava ainda para chegar, quando todos foram convidados para a oração... As várias famílias presentes neste momento, ficaram simplesmente extasiadas com o que se depararam...até que responderam ao apelo de quererem deixar a sua palavra de incentivo e de coragem para o futuro. "Continuem, continuem assim!", foi mais um comentário que ouviram, choraram e sentiram os elementos do grupo.
Mas acima de tudo, ficam aqui os testemunhos dos JEM's:
"O Homem tem tempo para se divertir, tempo para insultar, tempo para magoar, tempo para relaxar, tempo para acarinhar, tempo para tudo e mais alguma coisa. E para Deus? Era este tempo para Deus que os JEM precisavam. As faltas cometidas no passado precisavam de ser corrigidas. Assim sendo, surgiu a ideia de um retiro, que se realizou no passado dia 21 de Dezembro de 2008, nos Missionários da Consolata. Digo, em primeiro lugar, que me sinto satisfeito pelo número de elementos que participaram, com a vontade de parar, escutar e mudar. Mas o mais importante de tudo não se baseou na adesão do grupo, mas no espírito comunitário e fraterno!
Sinto que a chama do grupo voltou a acender e que tudo isto é apenas o início de uma nova etapa! Devo também focar e enaltecer a presença dos pais. É sempre importante saber o que os seus filhos fazem ao Sábado de tarde. O momento da oração foi de facto o ponto alto, pois tal como disse o pai de uma jovem, “É bom ver-vos assim unidos!”. Que a união e o espírito missionário tenham vindo para ficar!"
José Faustino
"Foi preciso tempo. Tempo para parar, tempo para pensar, tempo para reflectir, tempo para juntar peças do puzzle, tempo para escolher caminhos e tempo também para diversão e convívio. O Retiro foi muito bom para mim, na medida em que estava com muito na minha cabeça, em stress, em autêntico parafuso, porem fez-me bem parar e fazer silêncio.
Silêncio esse que me fez pensar nas minhas prioridades, na minha vida, no meu tempo. Fiz um novo amigo neste retiro, o JEMIE, a minha planta de bambu, símbolo do nosso retiro, que vou cuidar com tempo e paciência. Nem tudo foi silêncio e meditação, a parte do convívio com os pais foi óptima. Mostrarmos aos pais aquilo que fazemos foi enriquecedor e motivador para o futuro. Para mim a melhor parte foi a oração com os pais, acho que além de uma oração muito bem construída e com símbologia, acho que os pais adoraram, o que nos motiva a nós e a eles.
Em suma, foi o que precisava, no momento que precisava e que o grupo precisava."
Luis Filipe
"Reflexão, paz e união são as palavras que descrevem este dia! Existiram especificamente quatro momentos do retiro que me tocaram profundamente: a parte da manhã, o silêncio; a eucaristia do JEM; a preparação das actividades para os pais e dos postais para o 'amigo secreto'; e a oração com os pais.
O silêncio ajudou-me a conquistar a paz interior que já há bastante tempo não sentia e a estabelecer mais concretamente as minhas prioridades. Referindo-me à Eucaristia, saliento o facto de poder constatar que estamos mais autonomos no que diz respeito à preparação dos momentos solenes e dos cânticos e, também, o facto do evangelho da semana ser a anunciação do anjo a Maria, o que engrandeceu muito a celebração, pois é um evangelho que me diz e faz reflectir muito.
Além da enorme azafama que caracterizou o momento da preparaçao das actividades, eu apreciei-o muito! Isto porque sabia que este trabalho todo seria muito importante para que o grupo pudesse adquirir mais bases através do apoio dos pais, e porque esse mesmo apoio poderia ser conseguido através da oração, pois seria o momento ideal para lhes conquistar o coração e traze-los para o 'Mundo Missionário'. Por último, o momento da oração foi especialissimo pois, foi a concretização de tudo aquilo que tinhamos planeado, seguida da avaliação positiva dos pais. Já agora, deixo aqui uma mensagem para eles: O vosso apoio é insubstituivel! Ajudem-nos a testemunhar o baptismo que nos deram!"
Marta Santos
Bem o que foi para mim o retiro... dificil... mas uma optima sensação!
O retiro fez-me bem para pôr uma ideiazinhas no lugar pois estavam muito desarrumadas na minha cabeça! E foi optimo ver o grupo a trabalhar para o mesmo, E principalmente com força e vontade de o fazer! Adorei a parte dos pais terem participado na oração (apesar dos meus nao terem ido), porque eles nunca fizerem algo como aquilo!
E foi bom para eles verem e principalmente sentirem aquilo que nós fazemos todos os sabados! Viram os nossos momentos de oração, de trabalho e também os de brincadeira! Mas acho que mesmo nesses momentos, apesar das brincadeiras tontas, eles continuaram com muito orgulho no grupo, e isso é que é importante!
Sílvia
"No passado dia 21 de Dezembro eu fui ao retiro com os restantes elementos do Jem. Nunca tinha ido a um retiro, e por isso este assumiu para mim uma importância única. Posso dizer que foi um dos poucos momentos da minha vida em que realmente parei; lá tive tempo para pensar em coisas que normalmente nunca penso, quer por falta de tempo quer por não querer pensar nelas.
No dia-a-dia raros são os momentos em que estamos realmente sozinhos, no meu caso apenas à noite quando vou dormir, mas lá, na Consolata, na parte da manhã, estivemos realmente sozinhos, em silêncio. Este silêncio era importante que se fizesse, pois ouvimos melhor Deus, quando estamos em silêncio. Por vezes, no nosso quotidiano, andamos em tal correria, que nem nos apercebemos da presença de Deus, pois é difícil escutar alguém com tanta agitação com tanto barulho. Lá parei, não parei para ouvir as folhas das árvores a cair, parei para escutar Deus e ouvir melhor o que ele me queria transmitir, e por isso pensei em toda a minha vida, no caminho por onde tenho andado e aquilo que tenho vindo a fazer e a conquistar. Lá tive momentos únicos, momentos de encontro comigo própria e estes momentos serviram para me certificar que tenho seguido o caminho certo. Este caminho certo não é um caminho fácil, mas é um caminho que tem vindo a ser iluminado por a presença de Deus nele.
Tracem também o vosso caminho e pensem realmente se o caminho que traçaram é o caminho certo….repito o caminho certo é aquele onde Deus está e não aquele por onde a maioria dos jovens andam, por ser fácil por provocar euforia, pois este caminho não tem a luz de Deus, tem apenas uma luz falsa que num clique desaparece e apaga-se!"
Susana
Não tive a possibilidade de participar inteiramente no retiro, mas estive presente no jantar de Natal no convívio com os pais. Gostava de ter participado neste retiro,mas como não podemos participar em tudo, porque ás vezes a familia é muito mais importante e isso reflectiu-se durante o dia oa estar com eles. Este fim de retiro fez-me pensar que ás vezes a amizade é muito mais profunda e clara. Vi na cara dos meus colegas a felicidade, porque para mim ver o JEM assim, é o que me faz mais feliz e por isso no domingo emocionei-me a ver ao forma unida e profunda como todos estivemos com grupo.
Como disse, o JEM será sempre para mim o meu refugio, a minha alegria, e foi o que me deu vida, para eu conseguir criar um projecto de vida. Agora digo com confiança e certeza que vocés para mim foram o melhor que me aconteceu em toda a minha vida. OBRIGADO pelo o fim de tarde que me propocinaram-me!
Tiago Sá
"Este foi o meu primeiro retiro. Foi uma experiência maravilhosa!
Eu não conhecia o que era fazer um retiro. Mas agora, não! Sei em que consiste e acho fantástico. Gostei da parte da manha, quando estive a reflectir sozinha. Ajudou-me muito a ouvir o meu coração e a melhorar a minha atitude! A conversa com a Sandra foi muito interessante, partilhamos ideias e isso fez-me sentir bem. Descobri um grande problema na minha vida que só eu posso contornar: tenho de organizar bem o meu tempo para que seja útil para mim e para todos!
Ouvi pensamentos e palavras que me deixaram arrepiada… engraçado como pessoas que passam por nos têm palavras tão sábias para nos dizer!
Da parte da tarde, gostei de ouvir o Padre Brito. As palavras que nos disse são muito importantes e uma coisa que não podemos esquecer é que “a minha vida só presta se prestar para os outros” e como posso ser feliz se não conseguir fazer feliz os outros?! …
Em suma, este retiro foi maravilhoso! Renovei energias que pensava já não as ter e agora sei que consigo, pelo menos vou tentar, dar ao grupo aquilo que é necessário! Porque o mais importante é ESTARMOS UNIDOS!"
Vânia Pereira
JEM - Jovens Em Missão
4 comentários:
Não á palavras para dizer o quanto vocés são especiais para mim!!!!Sim porque ver-vos assim tão unidos era o momento que eu tão esperava algum tempo!!!Espero que este momento seja o primeiro de muitos e que eu continue convosco por muitos e muitos anos e que sejamos sempre unidos como agora!!!
Vá
digamos que me encontro assim muito a chorar neste momento!
Mas de alegria! Por ver a amizade queune o grupo! E não falo so dos membros em si mas dos formadores tambem! Que sao como irmaos! Que nos ralham quando necessario..mas nos dao aquele abraço forte quando necessitamos!
Este grupo é o meu maior orgulho!!
Eh pah, tava mesmo mesmo a precisar :D mas escusam de chorar, ha muito para fazer e discutir, portanto, FORCINHA JEMEZINHOS :D
O meu bambu está grande *.*
Confesso que tambem fiquei toda arrepiada quando li a noticia..
sem medos e com mta emoçao pusemos todo o nosso coraçao à larga neste retiro.. e agora tentamos descreve-lo aqui no blog...mas a verdade é que embora estas palavras ja demonstrem bastante, nao conseguem descrever ou mostrar tudo aquilo de fantastico que nós sentimos!
Era de facto óptimo que todo este espírito se prolongasse... Eu acredito que SIM!!
O JEM é cada um de nós e nós somos muito!
Enviar um comentário