"CRISTO É A TUA LUZ: LIGA-TE!"
Quaios, Figueira da Foz
No primeiro fim-de-semana de Dezembro (5, 6 e 7) o JEM participou num retiro em Quiaios, Figueira da Foz juntamente com o JMC (Jovens Missionários da Consolata). Com o tema “Cristo é a tua luz: Liga-te”, foram criados e vividos momentos extremamente únicos. Depois de umas horinhas de viagem chegamos á tão esperada “casa de abrigo” onde se realizou o retiro. Uma casa enorme, com óptimas condições e carregada de tranquilidade.
Começamos por festejar o aniversário do Padre Maurício que completava os seus 36 anos de vida á volta de um belo bolo. Depois de festejar chega o momento de iniciar oficialmente o retiro. Começamos pelo silêncio, o ponto mais importante de um retiro, pois só assim podemos falar com Deus.
Já na manha do dia 6 e com as energias carregadas para viver intensos momentos, conhecemos o Padre Joaquim, missionário de longa data que encontrou a sua missão no Brasil. Mostrou-nos que ser missionário é ter simplicidade, dizendo que um bom missionário é de “chinelo no pé e de pé no chão” e sempre “no meio do povo”.
Realizamos com ele uma dinâmica…utilizando o barro! Em que o barro representava nós jovens e as nossas mãos Deus, que nos moldava conforme a sua vontade.
Cada peça que foi criada tinha um significado próprio e único pois cada uma representava nós mesmos e todos nós somos diferentes.
Depois do almoço, e já com o período de silêncio terminado, fomos até a praia que ficava aproximadamente a 300m da casa; com um cafezinho tomado para aquecer o corpo, fomos passear junto ao mar, onde tiramos fotos de grupo e nos foi proposto criar um Pai -Nosso só nosso. Com palavras nossas! Que nós sentíssemos necessidade de por no Pai-nosso.
De volta a casa retomamos a formação com o padre Joaquim que nos mostrou vários ficheiros em PowerPoint que nos fez reparar em determinados pormenores que muitas vezes nos passa completamente ao lado.
Depois da hora de jantar o Padre Maurício propôs-nos que em grupo modificássemos os textos com que eram apresentadas as estações que Cristo passou, adequando-as á linguagem e mentalidade dos jovens actualmente, para serem apresentadas na oração que se realizou nessa noite.
Foi um momento com um espírito muito jovem e que motivou imenso cada grupo.
Na manha de domingo, ultimo dia de retiro, continuamos com as propostas de tornarmos a igreja num local atractivo para os jovens, então fomos divididos em grupos, para animar a missa de domingo, e cada grupo realizou uma tarefa (ofertório, leituras, etc.).
A missa foi celebrada pelo padre Maurício que fez questão de reforçar a afirmação de que Deus está sempre connosco.
No fim da celebração foi-nos dado o símbolo do retiro, um pequeno barco com uma vela dentro, para mostrar que Deus é a nossa luz e que é ele que nos guia.
Aproveito desde já para agradecer a todos os animadores que tornaram possível a realização deste retiro e que nos proporcionaram todos estes momentos únicos e incrivelmente marcantes.
Um muito obrigado a todos!
Sílvia
3 comentários:
Foi realmente um fim de semana que deu bastantes frutos! O silencio, o convivio, a partilha, as gargalhadas (só uma ou outra :P), tudo...foi muito importante para nos enriquecermos enquanto pessoas singulares e enquanto grupo!
Foi mesmo um retiro marcante!
Mudou mesmo muita coisa em mim!
Acho que fez bem a todos parar um pouco! Fazer silêncio! Partilhar! Conviver! Fazer novas e boas amizades!
Parabens pelo texto Silvia, eu que nao estive lá, precebi como foi o retiro, qual a linha e nas actividades que te foram propostas, quer a ti, quer aos outros.
Muitos Parabens :)*
Enviar um comentário