sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

27/12/08

LEVAR A BOA NOVA A TODO LADO
Lar "Retiro da Pena
"

No dia 27 de Dezembro de 2008, os Jovens em Missão tinham um projecto a concretizar: ir ao lar de idosos de Nogueira da Maia, o ‘Retiro da Pena’.
Tínhamos como objectivo, dar-lhes uma tarde inesquecível, um momento que eles nunca mais se esquecessem marcado pela nossa jovialidade.

O que nós fizemos foi pouco mas, para eles a nossa atitude foi grandiosa pois, o que eles queriam era ter alguém para conversar e os alegrar de juventude. Preparamos uma Eucaristia presidida pelo Padre Maurício, na qual intervimos através dos cânticos, ofertório, leituras e Acção de Graças, arrancando, assim, muitos sorrisos e até lágrimas dos idosos. Sempre que o celebrante os interrogava, eles participavam com todo o gosto, sem medos nem desconfianças. Naquele momento Deus encheu os corações deles e os nossos de alegria e emoção.
Depois deste momento de paz e de reflexão, veio o momento do convívio. A nossa grande missão iniciava-se agora. Era a altura de doar sorrisos e carinho, de fomentar o diálogo e edificar laços afectivos com os idosos. Queríamos que eles sentissem que os jovens estão ali, bem pertinho, para os alegrar e apoiar.

Acho que no fim disto tudo quem saiu com um sorriso fomos nós porque, ao contrário do que esperávamos, eles deram-nos muito mais a nós, do que nós a eles. Daqui, concluo que a experiência de vida é fundamental e que quando os jovens pensam que os idosos já não têm nada para nos dizer ou dar, estamos profundamente enganados.

Fiz uma promessa que ia lá voltar, seja sozinho ou com o grupo. Quero, também, agradecer aos animadores pela oportunidade que nos deram de conhecer estes ‘meninos’ e ‘meninas’, tal como as cuidadoras lhes chamam, espectaculares.





Tiago Sá

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito deste momento vez-me lembrar um momento da minha vida, que foi muito duro e para mim e para minha familia,porque tinha uma senhora lá no lar chamava-se Francisca tinha o mesmo nome da minha avó e estava nas mesmas ciruntâncias!!!tenho pena porque secalhar a familia não lhe dá a atenção nessesária,sim porque quando a minha avó estava nos momentos finais eu não lhe dei a atenção nessesária e o carinho que ela me deu durante a vida dela toda!!eu não pude escrever na noticia mas aproveitei para escever nu comentário para dizer as palavras que para mim marcaram a minha vida!!obrigado!!!!bjx e abrços para todos!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Parabéns Tiago Sá pelo teu lindo artigo. Que maravilha foi rico e bom
para os idosos e também para todos voces. Que voces possam repetir
tantas outras actividades como estas, pois é dando que se recebe. Foi
o que todos experimentaram. Boa continuação.
Parabéns e votos de um abençoado Ano de 2009 a todos do grupo e coordenadores.

Beijinhos,

Ir. Lúcia