quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

25/02/09

COMEÇOU!
É tempo de abdicar…



Entramos hoje no tempo da Quaresma! Tempo de sacrifício, de introspecção e, principalmente, de mudança.

Por vezes, a palavra sacrifício não é bem entendida, e não pensem que é só pelos jovens, não! De maneira nenhuma! E é por isso que esta palavra nos parece tão dura, por vezes até ‘masoquista’. Porém, fazer um sacrifício pode ser sinónimo de bem-estar.

É normal, no nosso quotidiano, banalizarmos as coisas, as atitudes, as experiências. Isto porque estamos tão habituados que não sabemos, nem nos esforçamos por imaginar, o que seria viver sem elas e, portanto, não lhes damos o devido valor.

Não estará na hora de vivermos esta experiência? De valorizarmos aquilo que temos?

Pois é, porque não experienciamos isto nesta Quaresma? Coisas tão simples como deixar de comer chocolate ou ver televisão à noite pode daqui a 40 dias parecer-nos uma coisa sensacional. Vá! Esforcem-se e verão que no dia de Páscoa tudo terá muito mais significado e, além disso, veremos que são, também, com estas experiências que crescemos.

Claro que, para além destes sacrifícios (materiais), existem ‘sacrifícios mais exigentes’ que nos podem levar a uma verdadeira mudança interior.

Há 3 pontos a salientar…
O sacrifício é "válido" quando:

- O fazemos de livre e espontânea vontade;
- O fazemos sem esperar algo em troca;
- Traz algo de bom: paz interior.


Propomos-vos agora que deixem a vossa experiência de anos passados! Com certeza que a leitura dos testemunhos de uns encorajará muitos outros!

Força! Esperamos o TEU TESTEMUNHO!



Marta Santos


2 comentários:

Tiago disse...

A quaresma sem duvida é o momento que eu mais gosto, porque é o momento em que gosto de parar e reflectir naquilo que ando a fazer,ás vezes os sacrificios custam mas ai é que está o sacrificio, nesta Quaresma vamos fazer um stop,parar,reflectir,revisão á nossa vida....Aposto que vão chegar ao fim desta Quaresma e vão sentir-se mais aliviados prque resistiram ás coisas que mais gostavam....FORÇA

Anónimo disse...

A Quaresma é tempo de parar... de parar "40 Dias"... mas esta paragem é muito mais do que um simples "STOP" em que olhamos para os dois lados da rua para ver o que vai passar. Não, a Páscoa é tempo de fazer "STOP" sim. Mas é tempo olhar para os lados para ver o que se passa mas principalmente, "OLHAR EM FRENTE" para saber o que se pode fazer.

Não deverá ser esta a nossa principal preocupação? Não será para isto que nos preparamos durante tanto tempo?
E a Renúncia? Não será também ele caminho em frente com um objectivo que definimos?
Ou será, para alguns aquele momento em que têm de fazer renúncia porque os outros também fazem? Se for(es)... tenho pena!