terça-feira, 8 de dezembro de 2009

8/12/2009

RETIRO NACIONAL DE ADVENTO
DESCOBRIR OS 4 ELEMENTOS NA NOSSA VIDA

O Retiro do Advento deste ano realizou-se de 4 a 6 de Dezembro, em Águas Santas. Este foi um momento de oração plena. Começamos sexta-feira dia 4 pelas 21.30h e terminamos no domingo dia 6 a seguir há hora de almoço.


Na sexta começamos com o acolhimento dos jovens que eram de fora, demos as boas vindas esses jovens que iram passar este fim-de-semana connosco num tempo de paragem para fazer uma revisão completa a nossa vida e ver como anda a nossa caminhada. Eram vários jovens de diversos pontos do país que viriam para fazer esta oração tão profunda e tão completa. No sábado tivemos um dia de completa oração, da parte da manhã tiveram o tempo para reflectir sobre vários assuntos, da parte da tarde já puderam trabalhar em grupo e participar em quatro workshops cujo os quatro temas eram “TERRA””AR””AGUA””FOGO”, estes são os quatro elementos fundamentais que foram usados para a criação do homem.


Passados estes workshops tivemos 1h para preparar uma apresentação para mostrar ao resto dos elementos do retiro, a seguir ao nosso jantar tivemos a apresentação de alguns elementos da escola de formação que tiveram este ano a experiência missionária em algumas partes do mundo, falaram-nos uma bocado do que é passado na missão onde estiveram, logo de seguida a estas apresentações tivemos o momento mais especial do dia, onde tivemos o nosso verdadeiro momento de oração mais profundo e completo, o momento em que todos já muito tempo precisavam, tivemos momentos de partilha, conhecimento, oração, silencio era tudo para que naquele espaço de tempo fosse tão enriquecedor para a nossa caminhada como missionários.


No domingo dia 6 tivemos a preparação para missa em que cada grupo tinha uma função em preparar a Eucaristia como, ofertório, cânticos, etc. Logo de seguida tivemos a nossa Eucaristia que foi presidida pelo Padre Maurício, estava quase acabar o nosso retiro de 3 dias de completa oração, logo a seguir tivemos as apresentações dos trabalhos que tínhamos preparado no dia anterior sobre cada tema que nos tinham dado no inicio do retiro. Por fim a nossa hora de almoço onde iria terminar o nosso tempo de paragem, silencio e partilha. Isto foi uma pequena revisão do que se passou nestes dias de retiro.

A visão de Tiago Sá:
 Neste retiro eu tinha muitas expectativas que iria ser uns dias de total paragem, mas expectativas às vezes não saem como nós queremos, gostava de ter feito mais silêncio e ter feito uma completa paragem mas como não consegui, tentei por menos aproveitar o retiro ao máximo e esquecer por menos as coisas e os problemas de cá de fora. O tema foi um espectáculo adorei saber que estes quatro elementos tinham uma forte presença no mundo de hoje, TERRA, AR, FOGO e ÁGUA, todos estes elementos foram usados para a criação do homem e hoje ninguém os consegue usar da melhor forma para que todos usufruem do mesmo. È esta a realidade de hoje e foi isto que tentei decifrar ao longo do retiro, como isto pode acontecer sem que ninguém o pudesse parar e tentar mudar a mentalidade das pessoas para terem a mesma igualdade e estatura. Nós missionários devemos ser todos estes elementos para que a missão se torne a melhor coisa que possa acontecer no mundo… Sermos jovens é estarmos em missão.


A opinião de Luís Rosa:
Para mim, este retiro foi extremamente importante em diversos aspectos: Parar um pouco devido a correria da vida universitária, reaver amigos que estão distantes, aumentar a minha fé como cristão e missionário. Consegui atingir esses aspectos todos nestes dois dias que lá passei. Gostei muito do tema escolhido, os 4 elementos como já foi supracitado. Se na parte da manhã, a reflexão pessoal ajudou a compreender alguns assuntos que não sabia como cristão, a parte da tarde serviu para interiorizar bem os problemas que a nossa tão mal tratada terra tem. É preciso deixar-mos a parte teórica de parte e começar a agir! Depois do jantar, ouvimos testemunhos que me fizeram ficar de boca aberta e que me encheram de fogo missionário para ir para fora em missão! Depois dos testemunhos, fomos para uma dinâmica que me fez para definitivamente, fez-me pensar em tudo e fez-me uma pessoa mais tranquila, foi algo tão simples e tão bonito que é difícil explicar! 
No domingo, a missa e a apresentação dos trabalhos foram já de descompressão e de despedida deste retiro que se tornou único, quer para mim, quer para todos os outros jovens que lá estiveram.

Luis Rosa e Tiago Sá.

1 comentário:

José Pedro Faustino disse...

Gostava imenso de ter ido :(

Nunca pensei que o pulmão esquerdo fosse um amigo da onça :P