segunda-feira, 29 de março de 2010

Retiro Quaresmal

RETIRO QUARESMAL
"QUEM ESTÁ A SER JULGADO?"

Foi no fim de semana de 10 a 12 de Março que se realizou o Retiro Quaresmal, em Águas Santas. O JEM juntou-se assim ao JMC Norte para viverem um fim de semana diferente.
Na Sexta-feira começamos com o acolhimento dos jovens e para nos conhecermos ainda melhor realizamos diversos jogos onde a alegria e a boa disposição apoderou-se de cada rosto.

No Sábado o nosso dia foi preenchido com diversas reflexões tanto a nível individual como de grupo. O tema principal do Retiro era saber quem de facto estava a ser julgado por Pilatos, na paixão de Cristo. Através de Judas, do Sinédrio, de Anás de Caifás, de Pedro, de Herodes, de Pilatos, do Povo, de Nicodemos e José Arimatea e de Barrabás, podemos verificar que os pecados de todos eles são pecados que ainda hoje se verificam na nossa sociedade, e que então todos nós cometemos.
Divididos por grupos, realizamos algumas encenações que demostravam a realidade destes pecados nos dias de hoje, ainda no Sábado tivemos a oportunidade de visualizar um filme – “The Gathering”, que nos permitiu apercebermo-nos da nossa fragilidade enquanto ser humano e do modo como todos os pecados desde a morte da Cristo persistem em cada um de nós, sem que nos consigamos aperceber disso e de algum modo desligarmo-nos deles.

No Domingo, já depois do pequeno- almoço tomado e de mais uma reflexão pessoal, tivemos a oportunidade de reconhecer os nossos pecados para assim nos encontrarmos plenos e serenos nesta nossa caminhada para recebermos Cristo de novo e assim renascermos com ele.



Cristina Ruiiz

Sem comentários: